Taxonomia é a ciência da classificação. É a partir da taxonomia que se classifica, recupera e distribui os documentos e conteúdos digitais de uma organização. Ao adotar um padrão corporativo de classificação a empresa deixa de depender da memória dos seus colaboradores, ganha autonomia na recuperação da informação e aumenta sua produtividade.
A Organizator trabalha com os dois principais tipos de taxonomia: a de navegação e a descritiva.
A taxonomia de navegação é similar a arquitetura da informação, seu foco é explorar os atributos do sistema para garantir a distribuição com segurança dos conteúdos e otimizar os mecanismos de busca. Um dos maiores benefícios desse serviço é a usabilidade do sistema e uma menor curva de aprendizado.
As taxonomias descritivas são fundamentais para explorar novas tecnologias como Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Aplicada majoritariamente em sistemas de GED/ECM o principal benefício dessa iniciativa é viabilizar uma classificação automática do conteúdo de uma forma mais assertiva. Este tipo de taxonomia também é conhecido como vocabulário controlado e rede semântica.
Construir uma taxonomia não é uma tarefa simples. Exige um levantamento tipológico detalhado, um estudo minucioso dos hábitos do usuário, além do refinamento dos termos utilizados pelo setor de atuação do cliente.
O desenvolvimento da taxonomia depende diretamente do sistema (software) onde será implantada e que será responsável pela gestão do conteúdo.
Acesse nossa Base de Conhecimento e confira nossos cases.
Entre em contato conosco e veja como elaborar o seu projeto.